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O Magento é só o começo…

O Magento abriu muitas portas e janelas de oportunidades na internet para quem deseja começar ou evoluir no mercado de vendas online.

Mas o que tenho visto, é um desprepado generalizado. Muita gente acreditando que basta ter um sistema “matador” para entrar no mercado e fazer sucesso. Caros amigos, comércio eletrônico é muito mais do que ter um site, o Magento é só o começo, a ponta do iceberg.

Tem muita gente que vai aos trancos e barrancos, resolvendo os problemas a medida que vão surgindo. O que pode levar ao desânimo e a desistência. Pois sem preparo, as pessoas não sabem que problemas irão enfrentar, e podem não saber como reagir a eles, ou reagir da pior forma possível.

Então vamos a uma visão geral sobre como vender pela internet.

De início você deve imaginar o comércio eletrônico como uma loja física, sujeita as mesmas leis e dificuldades, vai ser preciso planejamento e investimento, capacitação e contar com uma boa equipe. Você deve levar tudo a sério se quiser que as pessoas o levem a sério. O comércio eletrônico será seu ponto de venda, e o Magento a estrutura de sua loja virtual.

– Você deve abrir empresa, ter um CNPJ para emitir nota fiscal.

– Precisa ter bons fornecedores, criar parcerias.

– Analisar e classificar a concorrência.

– Traçar metas e objetivos.

– Investir em marketing e publicidade (online e offline).

– Trabalhar sua imagem nas redes sociais.

– Oferecer um ambiente seguro para seus usuários, como faria no mundo físico com a instalação de câmeras e/ou seguranças.

– Sistemas anti-fraude.

– Disponibilizar diversas formas de pagamento e facilidades, será preciso contratar as administradoras de cartão.

– Sites bem desenhados, fáceis de navegar, com usabilidade.

– Guardar, organizar e gerir o estoque físico, sempre cuidando para não perder ou estragar a mercadoria.

– Criar políticas de troca e devolução.

– Treinar uma equipe de atendimento pré e pós venda.

– Ter um pessoal para separar, conferir, e embalar os produtos.

– Contratar os correios ou outra forma de entrega rápida e segura.

– Fazer o acompanhamento dos pedidos.

– Analisar, identificar, e tomar providências para resolver problemas de comunicação interna e/ou externa (com clientes).

– Manter o site atualizado com informações, novos produtos, novas promoções.

– Manter seus clientes atualizados por email.

– Cuidar de toda ortografia e imagens usadas na comunicação com o público.

– Trabalhar continuamente com SEO e SEM.

– Criar um diferencial de mercado.

– Utilizar sempre boas estruturas de TI, como bons servidores de hospedagem.

Enfim, isso em resumo. Há muitas peculiaridades envolvidas em cada processo mencionado acima. Como o exemplo da embalagem de seus produtos, você precisa se preocupar e negociar a compra das caixas, das fitas adesivas, do papel bolha, os adesivos (ou cola) para colar endereço, a impressora que não pode ficar sem tinta, etc, etc, etc.

Depois que tiver tudo isso em mãos, basta instalar o Magento, cadastrar os produtos, divulgar o link para seus contatos e começar a vender e a ficar rico. Ou quase isso. ;)

Sucesso!

Oportunidades com Magento

Desnecessário falar que você pode ganhar dinheiro com Magento vendendo produtos e/ou serviços. Mas não é só assim que se ganha dinheiro usando Magento.

O comércio eletrônico está em constante crescimento, e o Magento cada vez mais líder de mercado em sua categoria. Então as oportunidades para quem domina essa ferramenta vão aumentando a cada dia. Vejamos que tipos de oportunidades são essas, para que você possa se preparar adequadamente.

Uma das mais procuradas pelo mercado parece ser a posição de webdesigner, que tem por tarefa construir leiautes únicos e diferenciados. Ao que o Magento chama de templates e temas.

WebDesigner: Precisa conhecer muito de HTML e CSS (padrão Tableless), mas é conhecer de verdade, não apenas saber que existe ou diser que sabe usar só porque já usou uma vez. Conhecimento em XML também é fundamental, quanto mais conhecer de XML melhor, senão pode apanhar um pouco para montar os blocos na tela.

Outra função que cresce na mesma proporção é a do desenvolvedor php. O programador que é capaz de criar e alterar rotinas do código, transformando ou potencializando funções do sistema. No Magento nos referimos a criação de módulos (plugins/extensões).

Desenvolvedor: Precisa conhecer PHP, aliás conhecer não, ter experiência, pois o código é imenso. Vai economizar horas de trabalho se souber trabalhar com o framework Zend e entender de MVC. Design Pattern’s (Padrões de Projetos) seria um diferencial importante para navegar com tranquilidade entre os arquivos do sistema.

Tem uma outra função que nem encontro comentários aqui no Brasil ainda. Mas podem se preparar, pois em determinado nível de crescimento será preciso contar com um analista de infra-estrutura. Vou me referir apenas como analista, mas entenda que é quem prepara todo o terreno virtual para suportar a demanda do sistema.

Analista: Precisa entender de teoria e prática. Precisa ser um DBA, ou seja, um administrador de banco de dados, entender de SQL e estruturas de tabelas e relacionamentos. Também precisa entender de servidores web, principalmente Apache que é o mais utilizado pelo Magento. Configurações de diretórios virtuais, otimização de cache, fluxo de rede, etc.

Uma etapa muito importante no processo, é da correta instalação e configuração do sistema. Pois o Magento é totalmente americanizado, preparado para realidade deles. Então é preciso tomar alguns cuidados desde o momento da instalação, conexão com servidor, banco de dados, mecanismos de segurança, permissões. E ainda configurar corretamente o sistema para rodar em nosso idioma, com a nossa moeda, com meios de pagamento e entregas nacionais. Ou seja, um técnico especializado nisso.

Técnico: Assim como um técnico de futebol é importante para o bom desempenho do time e precisa conhecer todas as jogadas e possibilidades que tem em mãos, um técnico de instalação tem o mesmo peso e responsabilidade. Um pequeno erro aqui pode gerar grandes complicações no futuro. É preciso estudar bem o Magento e suas funcionalidades e opções. E mais, precisa entender as consequencias de cada escolha. Experiência de campo é fundamental.

E não menos importante, temos o pessoal que vai usar a ferramenta em sua totalidade (frontend/backend). Podem ocupar diversos níveis dentro da empresa. Desde o dono ou gerente que administra e acompanha as vendas, a equipe de marketing que prepara as promoções, banners, campanhas SEO, relacionamentos com clientes, web 2.0, newsletters, pessoal da logística, etc.

Gerentes e Operadores: Precisam conhecer as funcionalidades do sistema para tirarem bom proveito de todos os recursos disponíveis. Precisam conhecer bem o módulo que irão operar, e precisam entender de comércio eletrônico. Claro que nesse caso existem diversas especializações extra-magento que precisam ser adquiridas para cada posição.

O mercado já está procurando por pessoas assim, e você precisa escolher um caminho a seguir. Você também pode decidir ficar bom em todos eles e se tornar um Especialista. Vai depender mais da sua vontade e desempenho.

O lugar certo para aprender e se especializar você já encontrou. E a leitura deste artigo é um passo a frente da concorrência. Parabéns, e seja bem vindo a Escola Magento.

Sucesso!

Alternativas ao Magento

Muita gente que está começando com Magento sente extrema dificuldade em entender seu funcionamento. O que é relativamente normal, já que o Magento é uma plataforma robusta de comércio eletrônico, cheia de recursos, e totalmente configurável, construida sobre a arquitetura Zend Framework, com várias tecnologias e padrões de desenvolvimento.

Isso sem mencionar as pessoas que subestimam o sistema, achando que não passa de um simples CMS, e que com 2 ou 3 cliques já irão desvendar todos as funcionalidades do sistema. Ainda tem outro fator. Você precisa estudar o básico de comércio eletrônico, por favor, senão vai olhar pro Magento como se fosse um quadro exposto num museu, olhando e admirando sua complexidade sem entender o que está vendo.

Bom, mas vamos ao foco de nosso artigo. O Magento não é o único sistema de comércio eletrônico open-source e grátis da internet. Então se você não se adaptou ao Magento, ainda pode tentar a sorte com outros sistemas.

Alguns são mais simples, outros são um pouco ultrapassados, outros serão mais limitados, e assim por diante. O ideal é entender exatamente do que sua empresa precisa, para depois comparar as ferramentas e saber o que funciona melhor pra você.

Claro que não irei citar todas as alternativas existentes, mas uma rápida lista aleatória das mais conhecidas, então vejamos:

osCommerce: Um dos primeiros (se não o primeiro) sistema ecommerce open-source gratuito a se popularizar na internet. Tem muitos cases e a comunidade é grande, o que acaba por disponibilizar muitas respostas e informações, além de muitos módulos. Dizem que um dos grandes problemas é que ele não evoluiu com a internet, ficando ultrapassado e remendado.

www.oscommerce.com

Zen Cart: O Zen Cart foi criado em 2003 como uma derivação do osCommerce. Algumas pessoas descontentes com então atual osCommerce, resolveram alterar sua estrutura de templates, códigos html/css, e incluir algumas funcionalidades como padrão do sistema. Dando origem então ao Zen Cart. Ao meu ver, o grande problema aqui é que temos mais do mesmo, ou seja, basicamente teremos as mesmas vantagens e desvantagens do já citado osCommerce.

www.zen-cart.com

PrestaShop: Um sistema relativamente novo e fácil. Por novo devemos entender como atual, ou seja, bom para os mecanismos de busca, rico visualmente, fácil de administrar e configurar. Também é simples, o que é bom para quem esta começando e não precisa de tantos recursos quanto o Magento oferece. Particularmente se não exsitisse o Magento, eu estaria de olho no PrestaShop.

www.prestashop.com

VirtueMart: Esse não é bem um sistema de ecommerce. Na verdade é o CMS Joomla rodando sob um plugin de comércio eletrônico de nome VirtueMart. Então não espere contar com todos os recursos de uma loja virtual especializada. Mas se suas vendas são baseadas em conteúdo, com foco em artigos e tutoriais, pode ser uma ótima opção, pois tem total integração com Joomla e suas funcionalidades nativas.

www.virtuemart.net

CRE Loaded: Imagine um sistema criado a partir do osCommerce, com objetivo de melhorar sua estrutura e adicionar novos componentes. Sim, você provavelmente lembrou do já citado Zen Cart. Pois o CRE Loaded é a mesma coisa. Porém desenvolvido por outro grupo, e com outros princípios. Mais do mesmo.

www.creloaded.com

Essas são algumas alternativas ao Magento. Claro que se você ficar comparando as ferramentas, vai acabar voltando pro Magento. E se ficar procurando por informações na internet também, vai voltar para o Magento. Mas como eu disse antes, procure ver as suas necessidades quanto a sistema, e depois decida qual ferramenta lhe cai melhor. Afinal, ninguém precisa de uma bazuca pra matar um mosquito.

Leia também o post O que é Magento para ter uma base comparativa com as citadas acima. E leia também O que o Magento Oferece? que mostra uma lista de vantagens da ferramenta.

Sucesso!

O que o Magento oferece?

A pergunta que não quer calar para quem esta conhecendo o Magento agora é exatamente esta: mas afinal, o que tem nesse Magento, o que ele oferece, por que é considerado tão bom assim?

No site oficial você encontra uma página destinada a responder essa pergunta, e curioso, tem até um arquivo pdf listando os recursos da ferramenta. E este pequeno arquivo possui 7 páginas para descrever as vantagens de se usar o Magento.

Claro que eu não vou me estender tanto assim. E antes de começar a apontar as qualidades da ferramenta, quero deixar claro que não considero o Magento perfeito. Ele possui sim suas falhas, bugs, código mal escritos, processos que poderiam ser otimizados, etc.

Maior prova disso está na atualização das versões. Sempre que sai uma nova versão, você encontra uma lista de correções, algumas reescrita de códigos ou estruturas, e claro, algumas novidades.

Só o fato de ser uma ferramenta gratuita e open-source já é uma grande vantagem. Além de ser totalmente modularizado, o que possibilidade plugar novas funcionalidades muito facilmente ou até mesmo desligar as que não serão utilizadas, para economizar recursos do sistema.

Mas agora chega de historinhas e vamos aos recursos. Resumidamente é claro!

– Ferramenta de marketing promocional: O que torna possível criar preços promocionais nos produtos. Criação de cupons de descontos. Criação de regras de preços no carrinho de compras. Preços por quantidade, por grupo, por região, etc. Liberdade total para criação das suas regras.

– Otimização para mecanismos de busca: O já conhecido SEO. As páginas do Magento seguem todos os padrões recomendados para otimização de conteúdo, além de meta tags dinâmicas, url’s amigáveis, geração de sitemap, integração com API’s do google como o analytics, criação de landing pages, etc.

– Manutenção de catálogo: Você tem a possibilidade importar e/ou exportar seus produtos, o que pode ser muito útil para backups ou integração com outras ferramentas como Zura ou Buscapé. Além de integração com google base, mas esse ainda não esta disponível para nós brasileiros.

– Análises e relatórios: Um painel de controle que exibe gráficos de vendas, média de pedidos, produtos mais vendidos, melhores clientes, carrinhos abandonados, produtos mais visitados, buscas mais realizadas, relatórios, enfim, controle total para gerenciar sua loja.

– Manutenção de sites e lojas: Um recurso bem interessante do Magento, é a possibilidade de instalar diversas lojas diferentes com uma única instalação. Você administra tudo por um único backend, e pode ter diferentes frontends com domínios diferentes. Ainda tem o recurso de webservice, que permite liberar recursos do sistema para que sejam integrados a outras ferramentas, escritas em qualquer linguagem de programação.

– Apresentação de catálogo: O Magento permite inúmeras formas de manipulação do seu catálogo no frontend. Dentre elas, a possibilidade de comparar produtos, listar em modos tabela ou lista, criar ordenações, criar filtros de navegação em menus e/ou resultados de busca. Possibilidade de adicionar comentários ou notas aos produtos.

– Apresentação de produto: Possibilidade de incluir diversas imagens ao produto. Apresentação de zoom nas imagens. Cadastro de diversos tipo de produtos. Inclusão de tags. Campos customizados, etc.

– Suporte internacional: Ou seja, você pode disponibilizar a loja em diversos idiomas e moedas. Inclusive com cotação gerada de forma automatizada.

– Entrega: Você pode habilitar a opção de frete grátis em determinadas situações. Ou a opção de entrega para múltiplos endereços no mesmo pedido. Ou ainda a opção de várias entregas para o mesmo pedido. Eu sei, não é muito comum, mas se precisar tem no sistema.

– Controle do cliente: Painel de controle para seus clientes acompanharem histórico e situação de seus pedidos, possibilidade de alterarem seus dados, cadastrarem novos endereços e acompanharem a entrega do pedido por rastreadores.

– Compatível com iphone: Totalmente compatível com dispositivo móvel como iphone e ipad.

– Tela de checkout: Possibilidade de finalizar pedido em única página, como usuário cadastrado ou visitante.

– Pagamentos: Diversas opções de pagamentos, infelizmente todas bem americanizadas. Mas totalmente livre para incluir módulos de pagamentos, e já tem muitos módulos para os meios de pagamento para os cartões de créditos e boletos bancários brasileiros.

– Manutenção de pedidos: Controle total na criação e edição de pedidos.

Chega, isso foi só um resumo. Cada um desses itens possui diversas possibilidades que nem foram comentadas aqui. E outras funcionalidades que nem citei e que você descobrirá ao usar o sistema.

Mas uma coisa é certa. Seja qual for seu modelo de vendas pela internet, o Magento atende as suas necessidades.

Sucesso!