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O Magento é só o começo…

O Magento abriu muitas portas e janelas de oportunidades na internet para quem deseja começar ou evoluir no mercado de vendas online.

Mas o que tenho visto, é um desprepado generalizado. Muita gente acreditando que basta ter um sistema “matador” para entrar no mercado e fazer sucesso. Caros amigos, comércio eletrônico é muito mais do que ter um site, o Magento é só o começo, a ponta do iceberg.

Tem muita gente que vai aos trancos e barrancos, resolvendo os problemas a medida que vão surgindo. O que pode levar ao desânimo e a desistência. Pois sem preparo, as pessoas não sabem que problemas irão enfrentar, e podem não saber como reagir a eles, ou reagir da pior forma possível.

Então vamos a uma visão geral sobre como vender pela internet.

De início você deve imaginar o comércio eletrônico como uma loja física, sujeita as mesmas leis e dificuldades, vai ser preciso planejamento e investimento, capacitação e contar com uma boa equipe. Você deve levar tudo a sério se quiser que as pessoas o levem a sério. O comércio eletrônico será seu ponto de venda, e o Magento a estrutura de sua loja virtual.

– Você deve abrir empresa, ter um CNPJ para emitir nota fiscal.

– Precisa ter bons fornecedores, criar parcerias.

– Analisar e classificar a concorrência.

– Traçar metas e objetivos.

– Investir em marketing e publicidade (online e offline).

– Trabalhar sua imagem nas redes sociais.

– Oferecer um ambiente seguro para seus usuários, como faria no mundo físico com a instalação de câmeras e/ou seguranças.

– Sistemas anti-fraude.

– Disponibilizar diversas formas de pagamento e facilidades, será preciso contratar as administradoras de cartão.

– Sites bem desenhados, fáceis de navegar, com usabilidade.

– Guardar, organizar e gerir o estoque físico, sempre cuidando para não perder ou estragar a mercadoria.

– Criar políticas de troca e devolução.

– Treinar uma equipe de atendimento pré e pós venda.

– Ter um pessoal para separar, conferir, e embalar os produtos.

– Contratar os correios ou outra forma de entrega rápida e segura.

– Fazer o acompanhamento dos pedidos.

– Analisar, identificar, e tomar providências para resolver problemas de comunicação interna e/ou externa (com clientes).

– Manter o site atualizado com informações, novos produtos, novas promoções.

– Manter seus clientes atualizados por email.

– Cuidar de toda ortografia e imagens usadas na comunicação com o público.

– Trabalhar continuamente com SEO e SEM.

– Criar um diferencial de mercado.

– Utilizar sempre boas estruturas de TI, como bons servidores de hospedagem.

Enfim, isso em resumo. Há muitas peculiaridades envolvidas em cada processo mencionado acima. Como o exemplo da embalagem de seus produtos, você precisa se preocupar e negociar a compra das caixas, das fitas adesivas, do papel bolha, os adesivos (ou cola) para colar endereço, a impressora que não pode ficar sem tinta, etc, etc, etc.

Depois que tiver tudo isso em mãos, basta instalar o Magento, cadastrar os produtos, divulgar o link para seus contatos e começar a vender e a ficar rico. Ou quase isso. ;)

Sucesso!

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