Skip to main content

O que o Magento oferece?

A pergunta que não quer calar para quem esta conhecendo o Magento agora é exatamente esta: mas afinal, o que tem nesse Magento, o que ele oferece, por que é considerado tão bom assim?

No site oficial você encontra uma página destinada a responder essa pergunta, e curioso, tem até um arquivo pdf listando os recursos da ferramenta. E este pequeno arquivo possui 7 páginas para descrever as vantagens de se usar o Magento.

Claro que eu não vou me estender tanto assim. E antes de começar a apontar as qualidades da ferramenta, quero deixar claro que não considero o Magento perfeito. Ele possui sim suas falhas, bugs, código mal escritos, processos que poderiam ser otimizados, etc.

Maior prova disso está na atualização das versões. Sempre que sai uma nova versão, você encontra uma lista de correções, algumas reescrita de códigos ou estruturas, e claro, algumas novidades.

Só o fato de ser uma ferramenta gratuita e open-source já é uma grande vantagem. Além de ser totalmente modularizado, o que possibilidade plugar novas funcionalidades muito facilmente ou até mesmo desligar as que não serão utilizadas, para economizar recursos do sistema.

Mas agora chega de historinhas e vamos aos recursos. Resumidamente é claro!

– Ferramenta de marketing promocional: O que torna possível criar preços promocionais nos produtos. Criação de cupons de descontos. Criação de regras de preços no carrinho de compras. Preços por quantidade, por grupo, por região, etc. Liberdade total para criação das suas regras.

– Otimização para mecanismos de busca: O já conhecido SEO. As páginas do Magento seguem todos os padrões recomendados para otimização de conteúdo, além de meta tags dinâmicas, url’s amigáveis, geração de sitemap, integração com API’s do google como o analytics, criação de landing pages, etc.

– Manutenção de catálogo: Você tem a possibilidade importar e/ou exportar seus produtos, o que pode ser muito útil para backups ou integração com outras ferramentas como Zura ou Buscapé. Além de integração com google base, mas esse ainda não esta disponível para nós brasileiros.

– Análises e relatórios: Um painel de controle que exibe gráficos de vendas, média de pedidos, produtos mais vendidos, melhores clientes, carrinhos abandonados, produtos mais visitados, buscas mais realizadas, relatórios, enfim, controle total para gerenciar sua loja.

– Manutenção de sites e lojas: Um recurso bem interessante do Magento, é a possibilidade de instalar diversas lojas diferentes com uma única instalação. Você administra tudo por um único backend, e pode ter diferentes frontends com domínios diferentes. Ainda tem o recurso de webservice, que permite liberar recursos do sistema para que sejam integrados a outras ferramentas, escritas em qualquer linguagem de programação.

– Apresentação de catálogo: O Magento permite inúmeras formas de manipulação do seu catálogo no frontend. Dentre elas, a possibilidade de comparar produtos, listar em modos tabela ou lista, criar ordenações, criar filtros de navegação em menus e/ou resultados de busca. Possibilidade de adicionar comentários ou notas aos produtos.

– Apresentação de produto: Possibilidade de incluir diversas imagens ao produto. Apresentação de zoom nas imagens. Cadastro de diversos tipo de produtos. Inclusão de tags. Campos customizados, etc.

– Suporte internacional: Ou seja, você pode disponibilizar a loja em diversos idiomas e moedas. Inclusive com cotação gerada de forma automatizada.

– Entrega: Você pode habilitar a opção de frete grátis em determinadas situações. Ou a opção de entrega para múltiplos endereços no mesmo pedido. Ou ainda a opção de várias entregas para o mesmo pedido. Eu sei, não é muito comum, mas se precisar tem no sistema.

– Controle do cliente: Painel de controle para seus clientes acompanharem histórico e situação de seus pedidos, possibilidade de alterarem seus dados, cadastrarem novos endereços e acompanharem a entrega do pedido por rastreadores.

– Compatível com iphone: Totalmente compatível com dispositivo móvel como iphone e ipad.

– Tela de checkout: Possibilidade de finalizar pedido em única página, como usuário cadastrado ou visitante.

– Pagamentos: Diversas opções de pagamentos, infelizmente todas bem americanizadas. Mas totalmente livre para incluir módulos de pagamentos, e já tem muitos módulos para os meios de pagamento para os cartões de créditos e boletos bancários brasileiros.

– Manutenção de pedidos: Controle total na criação e edição de pedidos.

Chega, isso foi só um resumo. Cada um desses itens possui diversas possibilidades que nem foram comentadas aqui. E outras funcionalidades que nem citei e que você descobrirá ao usar o sistema.

Mas uma coisa é certa. Seja qual for seu modelo de vendas pela internet, o Magento atende as suas necessidades.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *